domingo, 14 de fevereiro de 2010

TERMOLOGIA AULA 01




1. TEMPERATURA (T)

A temperatura é a medida do grau de agitação das partículas que constituem um corpo. Assim, quanto maior a agitação dessas partículas, maior será a temperatura do corpo.

2. ENERGIA TÉRMICA

A energia térmica é a soma das energias de agitação das partículas de um corpo, e depende da temperatura e do número de partículas que o corpo possui.

Ex: À mesma temperatura, 2 kg de água possui mais energia térmica que 1 kg de água.

3. CALOR

O calor é a energia térmica em trânsito, que passa espontaneamente do corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura.

OBS1: Corpos trocam calor entre si até atingirem o equilíbrio térmico (mesma temperatura). No equilíbrio térmico, cessa a propagação de calor. Para que haja transferência de calor de um corpo para outro é necessária uma diferença de temperatura entre eles.

OBS: Um corpo quente ou frio é uma sensação térmica associada ao ganho ou perda de calor por uma pessoa. Um objeto está quente quando a pessoa recebe calor dele; e está frio, quando a pessoa perde calor para ele.

ATENÇÃO AMIGUINHOS: Na sala, se você sente frio é porque está perdendo calor para o ar rapidamente; e se sente “calor”, está perdendo calor para o ar lentamente (Nas duas situações você tem um desconforto térmico).

Tocando-se um corpo a uma elevada temperatura tem-se a sensação de quente e quando se toca um corpo com baixa temperatura tem-se a sensação de frio. Porém, não se pode associar sensação com temperatura.

Um bom exemplo disso é a seguinte experiência: coloca-se uma das mãos em um recipiente com água quente e a outra, em um recipiente com água fria; depois, colocam-se ambas as mãos num recipiente com água morna; nesse instante, cada uma das mãos terá uma sensação diferente na água com a mesma temperatura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário